terça-feira, 1 de março de 2011

Prolapso Peniano em Quelônios

Os machos de quelônios apresentam um único pênis como órgão copulador, sendo este expansível, grande, liso e de coloração escura que pode variar do rosa ao roxo, ou preto, dependendo da espécie.

Anatomicamente consiste de uma glande e dois corpos cavernosos que formam uma calha por onde passa o sêmen. Através da musculatura retratora, o órgão fica retraído dentro da cauda, caudal à abertura da cloaca, posicionado no assoalho ventromedial do proctodeo. Em algumas espécies, observa-se que o tamanho da cauda do macho é maior em relação a cauda da fêmea.

O pênis dos quelônios difere do pênis dos mamíferos por não possuir uretra, sendo, portanto, um órgão com função unicamente copuladora, quando é exteriorizado por pressão sanguínea.

O prolapso peniano é uma condição comum dos quelônios, sendo a exposição prolongada do pênis, com conseqüente lesão por abrasão e traumatismo, um problema comum em quelônios terrestres.

As principais causas de prolapso peniano em quelônios incluem traumas, tração durante a cópula, mordeduras, infecção, inflamação, hiperparatiroidismo nutricional secundário, déficit neurológico envolvendo o músculo retrator do pênis ou o esfíncter cloacal, enterites parasitárias, tenesmo, impactação cloacal por corpos estranhos e urólitos de vesícula urinária ou cloaca.

Os diagnósticos diferenciais para o prolapso peniano são prolapso de cloaca, vesícula urinária e intestino. Se o tecido prolapsado parecer viável no momento da apresentação clínica, pode ser realizada limpeza com solução fisiológica e a reintrodução do órgão na cloaca, sendo por muitas vezes necessária à aplicação de vasoconstritores e a utilização de suturas na cloaca para não ocorrer recidiva imediata. É importante que a sutura não impeça a passagem normal de uratos e material fecal.

Porém, na maioria dos casos, os animais são trazidos tardiamente com exposição dos tecidos que se apresentam edemaciados e com regiões de necrose, infecções bacterianas e exsudato inflamatório, impossibilitando a redução do pênis. Nestes casos, a única alternativa é a penectomia.

Dr Rodrigo Filippi Prazeres
Médico Veterinário - CRMV/SP 19978

4 comentários:

  1. ola eu sou a ana e tenho uma tartaruguinha macho com cerca de 20cm que foi mordida por outro macho no rabo e acontece que a 3 dias saiu uma especie de bola preta pela cloaca parecendo os intestinos e ja fui com ela a uma veterinaria e nao tratavam desse tipo de problema e ja passaram 4 dias e ela parece tar meio zombie não tem mtos movimentos e qdo esta dentro de agua esta sempre a superficie ja não sei o que fazer pois custa-me mto estar a ver o piqueno a sofrer. se alguem poder ajudar... este é o meu email canuca_69@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ana,

    Procure rapidamente um médico veterinário capacitado para o atendimento clínico e cirúrgico em animais exóticos, pois seu animal está, segundo suas observações clínicas, apresentando prolapso de alguma estrutura importante, como p.ex., cloaca, pênis, intestino, oviduto ou bexiga urinária.

    Onde você reside?

    Dr. Rodrigo Filippi Prazeres
    Médico Veterinário - CRMV/SP 19978

    ResponderExcluir
  3. oi bom dia Dr Rodrigo ,tenho uma tartaruga tigre dagua e esta nessa situaçao eu vi ontem ,oque eu faço ,aqui na minha cidade não tem um veterinario q cuide desses animais silvestres

    ResponderExcluir
  4. minha tartaruga tigre d'agua, colocou o pênis pra fora, e a horas não põe pra dentro, pesquisei na internet, e vi que pode ser prolapso peniano, tem algum medicamento ou procedimento que eu possa fazer pra melhorar e voltar ao normal

    ResponderExcluir